Compras de Natal: veja algumas dicas para não ter problemas
SÃO PAULO – O Natal está se aproximando e, com ele, as compras natalinas, que podem ser um prazer para alguns, mas, para uma parte dos consumidores, é sinônimo de longas horas andando, filas e dores de cabeça.
Neste sentido, a organização Consumer Reports elaborou algumas dicas para ajudar o consumidor a organizar suas compras e se ver livre de problemas. Veja a seguir:
Dicas
1 – Faça um planejamento. Ou seja, decida quanto da renda será destinada às compras de Natal e inclua neste valor a quantia que será gasta com as férias, por exemplo;
2 – Faça uma lista. Sabendo quanto poderá gastar, é ideal fazer uma lista para saber quem precisa presentear. Neste caso, se a lista cresceu em relação ao ano anterior, mas o orçamento encolheu, vale considerar dar presentes mais em conta este ano;
3 – Decidiu o que vai comprar? Então, faça uma pesquisa de preços. Vale lembrar que a internet pode ser uma grande aliada neste sentido, já que permite fazer comparações não só entre lojas virtuais, mas também, muitas vezes, entre lojas físicas e virtuais, poupando, além de dinheiro, tempo;
4 – Vai comprar pela web? Não se esqueça de reservar um dinheirinho para embalagem, frete e, se você for presentear alguém que mora longe, para o envio do presente;
5 – Fique de olho nas promoções. Elas são sempre bem-vindas e acontecem aos montes nesta época do ano, mas vale avaliar com cuidado para ver quais valem realmente a pena. Por isso, controle o impulso e analise bem antes de comprar!
Uol Notícias – Economia (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2011/11/30/compras-de-natal-veja-algumas-dicas-para-nao-ter-problemas.jhtm)






