Academia Kainágua

Benefícios dos treinos funcionais

A principal diferença entre exercícios funcionais e musculação feita na academia é que não existem repetições para emagrecer ou ganhar massa muscular. Os funcionais chegaram para diversificar, mas nem por isso quer dizer que não possam atingir um objetivo: esses exercícios são compostos por uma sequência de diversos movimentos, e a finalidade principal é atingir a necessidade cada um. 

Se você busca emagrecer, por exemplo, existe uma série de funcional específica para isso! Já se você quer tonificar os músculos, melhor ainda, pois os movimentos são inspirados em gestos do nosso cotidiano e os realizados em esporte, sendo muitas vezes feitos só com o peso do próprio corpo!

Gostou? Listamos abaixo os principais benefícios para realizar exercícios funcionais, confira:

Melhora a coordenação motora

Em um circuito funcional, por exemplo, são realizados diversos exercícios de forma intensa. Essas sequências, ao longo do tempo, melhoram bastante a condição física e consequentemente, a coordenação motora, pois necessitam bastante que sua mente esteja tão focada quanto o seu corpo!

Queima rapidamente suas calorias

Por ser algo bastante intenso, os principais benefícios dos exercícios funcionais são o rápido emagrecimento e a tonificação muscular, uma vez que o seu metabolismo age mais rápido com a quantidade de movimentos e a rapidez da realização. 

Diversifica seus treinos

Barra e aparelhos? Não! Os funcionais são tão diversificados que você pode fazer em qualquer lugar (com orientação, é claro) e com acessórios, para mudar o objetivo da atividade. Dentre os principais, temos os halteres, step, elásticos e cordas, cones, bolas, anilhas e as barras também!

Arruma a postura

Além de fortalecer a coluna, pois trabalha os músculos ligados a ela, os exercícios funcionais ajudam na consciência corporal, já que necessitam de uma concentração maior para a prática da atividade. A contração do abdômen e o alinhamento de quadril, ombros e pescoço se torna algo natural, conforme a prática.

Ameniza as dores nas costas

Por focar bastante em grupos de músculos, o core – região central do tronco – é bastante fortalecido, já que o treino de funcional trabalha principalmente esta área para estabilidade dos exercícios que serão realizados.

Melhora o sistema cardiorrespiratório

Já que estamos falando de agilidade e posições que exigem mais tempo de permanência, o seu sistema cardiorrespiratório vai ter bastante trabalho! Você verá que, com o tempo, perder o fôlego para realizar tarefas cotidianas e ter dificuldade para realiza-las não será mais um problema!

 

Se você quer experimentar, aulas de teste são sempre a melhor opção e não é preciso que você já tenha um bom condicionamento físico, porque o importante aqui é querer emagrecer e fazer alguma atividade! A Kainágua tem diversos planos de aulas que ajudam no funcional, desde aulas com bolas – como a Kaiball – como as de circuito ou para fortalecer o abdômen. Que tal vir dar uma olhada? Confira o vídeo da aula com bolas e venha fazer uma aula teste!

 

 

 



Benefícios da hidroginástica para o corpo

Ama ficar dentro da água e quer sair do sedentarismo? Então que tal realizar uma atividade física que una essas duas coisas? A hidroginástica é a escolha certa, e pode beneficiar muito, principalmente as gestantes e os idosos, uma vez que esta atividade provoca pouquíssimo impacto!

Confira alguns dos principais benefícios da hidroginástica para o corpo:

Trabalhe todas articulações do corpo

Os exercícios que a hidroginástica realiza trabalham todas as articulações, promovendo uma redução de dores e prevenção de doenças crônicas como artrite, artrite reumatoide e osteoartrite.

Aumente sua resistência muscular

Quer fortalecer alguma parte do corpo, principalmente a região pélvica? Então realize atividades de hidroginástica! Após a prática, é possível notar maior suporte para a massa muscular corporal e obter resultados mais rápidos, uma vez que é comprovado que os exercícios realizados debaixo da água resultam mais rapidamente do que os realizados no solo.

Tenha mais flexibilidade

Já que os exercícios são realizados debaixo da água, as articulações podem se mover de forma mais fácil, o que torna a hidroginástica uma forma de se exercitar muito mais fácil!

Melhore sua condição cardiovascular

Todos os movimentos beneficiam a frequência cardíaca, que é mantida a uma taxa bem inferior se comparada à corrida ou ciclismo!

Prepara para o parto

Os movimentos feitos na piscina favorecem a liberação do hormônio relaxina, que está principalmente nas articulações, e ainda pode auxiliar para uma melhor abertura do quadril, o que contribui para uma melhor passagem do bebê.

 

Você pode fazer uma aula gratuita e se beneficiar bastante com este tipo de atividade! As aulas de hidroginástica na Kainágua são ótimas e voltadas para idosos, gestantes e adultos que não estão nessa fase também! Confira abaixo como é realizada e venha conversar com a gente!