Academia Kainágua

Alimentação pré-treino

Para treinar – seja qual for o seu objetivo ou série do dia – é preciso estar alimentado pelo menos de 30 a 40 minutos antes, para que o corpo possa ter energia e gastar ela para trabalhar os músculos devidamente.

Mas não é qualquer alimento que pode ser ingerido! Se você se alimenta com carboidratos muito pesados, por exemplo, o corpo demorará mais para fazer a digestão, dificultando o bom funcionamento do seu metabolismo. Pense que esta alimentação é o combustível que seu corpo vai necessitar para emagrecer ou ganhar massa! 

Listamos os principais alimentos que você pode escolher antes de ir treinar! Confira:

Carboidratos como fonte de energia

Você precisa de uma forcinha extra, certo? Os carboidratos serão seus principais aliados, pois servirão como fonte direta de energia para que você possa treinar, independentemente da intensidade do seu treino! Dentre os mais recomendados, estão:

•Batata doce

•Aveia

•Frutas 

Proteínas para proteger os músculos

Ninguém quer causar uma fadiga ou lesão muscular na hora do treino, então a ingestão de proteínas se torna mais do que necessária, pois aumenta a resposta anabólica do treino, além de melhorar a recuperação e impedir a quebra dos tecidos musculares durante a atividade. Abaixo, as principais fontes de proteína:

•Peito de frango

•Ovos (e claras)

•Peixes

•Qualquer proteína em pó de alto valor biológico, como whey protein, albumina e outras. 

Não há uma refeição ou fórmula mágica, e isto deve ser sempre combinado com o seu nutricionista ou personal trainner, que podem lhe passar tanto um cardápio adequado, quanto melhores fontes de proteína para ingerir. É importante sempre lembrar que a recomendação geral é que o prato seja composto de 30 a 40g de proteína e 40 a 60g de carboidratos, para que você realize o treino sem ter que fazer uma digestão pesada. 

Confira algumas dicas da Kainagua sobre como vc pode se alimentar melhor e venha conhecer a academia! Temos personais trainners qualificados para dar orientações sobre seus treinos e também dicas de alimentação! Confira mais aqui!

 

 

 

Benefícios dos treinos funcionais

A principal diferença entre exercícios funcionais e musculação feita na academia é que não existem repetições para emagrecer ou ganhar massa muscular. Os funcionais chegaram para diversificar, mas nem por isso quer dizer que não possam atingir um objetivo: esses exercícios são compostos por uma sequência de diversos movimentos, e a finalidade principal é atingir a necessidade cada um. 

Se você busca emagrecer, por exemplo, existe uma série de funcional específica para isso! Já se você quer tonificar os músculos, melhor ainda, pois os movimentos são inspirados em gestos do nosso cotidiano e os realizados em esporte, sendo muitas vezes feitos só com o peso do próprio corpo!

Gostou? Listamos abaixo os principais benefícios para realizar exercícios funcionais, confira:

Melhora a coordenação motora

Em um circuito funcional, por exemplo, são realizados diversos exercícios de forma intensa. Essas sequências, ao longo do tempo, melhoram bastante a condição física e consequentemente, a coordenação motora, pois necessitam bastante que sua mente esteja tão focada quanto o seu corpo!

Queima rapidamente suas calorias

Por ser algo bastante intenso, os principais benefícios dos exercícios funcionais são o rápido emagrecimento e a tonificação muscular, uma vez que o seu metabolismo age mais rápido com a quantidade de movimentos e a rapidez da realização. 

Diversifica seus treinos

Barra e aparelhos? Não! Os funcionais são tão diversificados que você pode fazer em qualquer lugar (com orientação, é claro) e com acessórios, para mudar o objetivo da atividade. Dentre os principais, temos os halteres, step, elásticos e cordas, cones, bolas, anilhas e as barras também!

Arruma a postura

Além de fortalecer a coluna, pois trabalha os músculos ligados a ela, os exercícios funcionais ajudam na consciência corporal, já que necessitam de uma concentração maior para a prática da atividade. A contração do abdômen e o alinhamento de quadril, ombros e pescoço se torna algo natural, conforme a prática.

Ameniza as dores nas costas

Por focar bastante em grupos de músculos, o core – região central do tronco – é bastante fortalecido, já que o treino de funcional trabalha principalmente esta área para estabilidade dos exercícios que serão realizados.

Melhora o sistema cardiorrespiratório

Já que estamos falando de agilidade e posições que exigem mais tempo de permanência, o seu sistema cardiorrespiratório vai ter bastante trabalho! Você verá que, com o tempo, perder o fôlego para realizar tarefas cotidianas e ter dificuldade para realiza-las não será mais um problema!

 

Se você quer experimentar, aulas de teste são sempre a melhor opção e não é preciso que você já tenha um bom condicionamento físico, porque o importante aqui é querer emagrecer e fazer alguma atividade! A Kainágua tem diversos planos de aulas que ajudam no funcional, desde aulas com bolas – como a Kaiball – como as de circuito ou para fortalecer o abdômen. Que tal vir dar uma olhada? Confira o vídeo da aula com bolas e venha fazer uma aula teste!